Sunday, October 23, 2005

ALELUIA!

Dessa vez um texto polêmico que talvez gere algumas discusões mais tarde, mas vou em frente assim mesmo.

Minha avó se converteu ao catolicismo. Quase 70 anos e ela, como diriam na igreja, descobriu Jesus. Não só isso, mas como nova e fervorosa fiel, ela dicidiu fazer sua 1a comunhão e também se casar na Igreja com meu avô, mesmo depois de quase 50 anos. Achei até legal.
Assim, lá fui eu para sua missa de eucaristia. Faziam séculos que eu não passava tanto tempo numa igreja, acho que desde que saí do colégio de freiras onde estudei a vida inteira. Confesso que me senti completamente deslocado, em meio àquelas pessoas que de olhos fechados gritavam ALELUIA! como se estivessem num transe alucinógeno. Talvez, pensei, a religião seja mesmo o ópio do povo afinal de contas... Parei então para analisar tudo que estava à minha volta, a começar pela ironia do altar, cuja base formava exatamente a letra grega ômega, símbolo do paganismo europeu.

Resolvo abrir o livrinho com o roteiro da missa e as orações, e o que vejo? Banners!! Anúncios no rodapé de cada página, trazendo o capitalismo para dentro da Igreja. Ei, pensei, nada mais justo: "Não matarás, não roubarás, não cobiçarás a mulher do próximo, usarás talco Barla e comprarás na Sendas".

No fim da missa, logo após o recolhimento das "doações", um bem-alimentado filho de Deus vestindo uma camisa escrita "Pastoral do Dízimo" anuncia: Hoje arrecadamos R$ 206, 40! Dá pra acreditar? Um cara que se proclama servo de Deus, com uma camisa que traduzindo poderia significar algo como "ONG da grana fácil", estava nos fundos da Igreja contando dinheiro ao invés de ouvir a palavra do senhor, o que teoricamente é o motivo pelo qual ele estava ali desde o começo!

Depois de assistir tanta hipocrisia fico imaginando que afinal de contas, não há tanta diferença assim entre a igreja católica e a Universal, que tantas vezes avacalhei. Percebi de uma vez por todas que ali definitivamente não é o meu lugar, e isso me ajudou no fim das contas apenas a fortalecer ainda mais minhas convicções agnósticas. Assim, quando minha mãe, na fila para comer a hóstia, me chama para ir junto, respondo blasé: Não obrigado, não estou com fome.

No Winamp: Allelujah - Jeff Buckley
"Maybe there is a God above
But all I've ever learned from love
Was how to shoot somebody who outdrew you
And it's not a cry that you hear at night
It's not somebody who's seen the light "

Wednesday, October 12, 2005

"Família, família, cachorro, gato, galinha..."

Feriado no meio da semana, e como não saí de casa fiquei o dia inteiro em exposição constante às pérolas da criatura... Seguem algumas das melhores de hoje:


Meu irmão pronto pra entrar na escola de motorista, falando sobre a prova escrita, eu resolvo testar os conhecimentos dele.
Eu: Quando vem um carro quer entrar à esquerda e outro à direita, qual tem preferência?
Irmão: à esquerda!
Eu: Pq?
Irmão: Ah, pq à direita qualquer um vira!
Eu: ...é, realmente...

...

Começa o jogo Brasil X Venezuela.
Irmão: A Venezuela não vai pra Copa?
Eu: Não... mas tb, nunca foi mesmo...
Irmão: Claro que já foi!
Eu: Ah é? Quando foi isso então?
Irmão: Em 2000!
Eu: Mas em 2000 não teve Copa!
Irmão: Ah, então foi em 2004...
Eu: Putz...

...

Irmão: O Parreira convocou o Ricardinho!??
Eu: É, ué...
Irmão: Mas ele é mais velho que você, aí cheio de cabelo branco que nem você! (!?!?)
Eu: Pode me zoar, mas saiba que cabelo branco é hereditário!
Irmão: Por isso mesmo que eu não vou ter!
Eu: ... (será que de tanto eu dizer ele tá acreditando realmente que é adotado??)

Em tempo: Amanhã, para o bem da minha sanidade mental, volta tudo ao normal e não vou ter que aturar o dia inteiro essa profunda sabedoria familiar... nunca gostei tanto de trabalhar o dia inteiro quanto hoje...

No Winamp: Doesn't Remind Me - Audioslave

Saturday, October 08, 2005

Referindo ao Referendo

Pois é gente boa, eu, como todo blogueiro pseudo-intelectual metido a besta que se preza, também dou meus pitacos socio-políticos de vez em quando. Dessa vez, é o assunto do mês, o referendo sobre o desarmamento. Recebo diariamente e-mails acalorados contra e a favor do desarmamento. Vejo na TV o Chico Buarque fazendo sinal de paz e outdoors do Viva Rio espalhados por toda a cidade cheios de personagens de histórias em quadrinhos apoiando o desarmamento. Por outro lado, ouço no rádio diariamente o coro do NÃO, acompanho manifestações por e-mails, blogs e até mensagens de msn contrárias à medida.
Confesso que me surpreendi. Aliás, antes disso, confesso que sou contra. Não contra as manifestações, mas contra o desarmamento. E apesar de até fervoroso, ainda me considero lúcido e coerente o suficiente para questionar todos os argumentos que chegam até mim, contra ou a favor.
O fato é, até agora os argumentos contra tem sido de longe muito mais consistentes e embasados do que os a favor. Um dos e-mails chega a listar épocas e lugares onde houve desarmamento da população e suas consequências trágicas, sendo um dos casos mais recentes o da Austrália, onde foi iniciado o desarmamento há pouco mais de 1 ano e já houve um aumento tão significativo do numero de crimes à mão armada que as autoridades estão completamente perdidas.
Dos e-mails a favor, o único que tenta se embasar em alguma coisa acaba caindo em falácias, como a de dizer que a lei proíbe apenas o comércio no Brasil - cita até um trecho de alguma lei excusa que diz que a proibição só vale para o país onde é promulgada, ou seja, se você importar não tem problema (ei, vamos avisar aos drogados então que se eles comprarem diretamente dos colombianos não tem problema!!).
Não vou mais me ater ao assunto, afinal somos todos diariamente superlotados com ele, mas gostaria que todos pensassem muito bem antes de acabar com o direito de todo cidadão de se defender e defender sua família. Diria que acima de incostitucional, isso é inhumano. Afinal, até a mínima larva que rasteja pelo chão tem suas armas pra se defender.

E pra descontrair, uma história sobre o tema (Dudu, vc não botou no seu blog então o faço aqui...)

Estava um amigo meu andando na rua quando pula na sua frente uma mulher com um enorme SIM no peito:

Mulher: Vote SIM!
Amigo: Hein?
Mulher: Vote SIM! Você não vai votar no REVERENDO?
Amigo: Não obrigado, só voto de bispo pra cima...
Mulher: ...

Em tempo: Você também não odeia essas pessoas que não sabem pensar por si só e apenas assimilam conceitos cuspidos pelos outros?


No Winamp:

Spaceman
4 Non Blonde

Starry night bring me down
Till I realize the moon
It seems so distant yet I felt it pass right through
And I see what I see a new world is over me
So I'll reach up to the sky
And pretend that

I'm a spaceman
In another place and time
I guess I'm looking for a brand new place
Is there a better life for me?

Subtle wind blow me gone
Let me rest upon your move
I trust I'll end up sleeping cradled in my doom
And I feel what I feelI can't grasp what is not real
So I'll get myself real high
And imagine

I'm a spaceman
In another place and time
I guess I'm looking for a brand new place
Is there a better life for me?

I remember in my mind
They say I'm daydreaming
Is it all that it seems
Or am I all the things I'm looking for? ?ooh!
And I see what I see a new world is over me
And I'll reach up to the skyAnd imagine

I'm a spaceman
In another place and time
I guess I'm looking for a brand new place
Is there a better life for me?