Monday, December 26, 2005

2006

CARTA DE INTENÇÕES

Que eu possa abrir minha casa como uma garrafa de vinho. Que eu possa sair de casa como uma garrafa de champanhe. Que eu possa respeitar opiniões diferentes da minha. Que eu não tente convencer ninguém a pedir desculpas. Que eu possa me desculpar antes do ódio. Que eu possa escrever cartas de amor de repente. Que eu possa viajar para adorar a distância. Que eu possa voltar para dizer o que não tive coragem. Que eu possa conversar com estranhos para matar a estranheza. Que eu possa comprar fiado minha própria fé. Que eu pense em meu amor ao atravessar a rua. Que eu pense na rua ao atravessar o amor. Que eu erre um caminho para descobrir novas paisagens. Que eu ajude sem questionar. Que eu dê conselhos sem condenar. Que eu possa aprender a dizer sim. Que eu seja a vontade de rir. Que eu prepare pratos exóticos para aumentar a fome. Que eu assobie para chamar a alegria. Que eu possa chorar ao assistir filmes. Que eu possa embaralhar o sal com o açúcar. Que eu não seduza para confundir. Que eu seduza para iluminar. Que eu não sacrifique a confiança pela covardia. Que eu não mude de ideologia para conseguir um emprego. Que eu tenha dúvidas, melhor do que certezas e falir com elas. Que eu possa barbear o medo. Que a poesia não fique na estante mais escondida das livrarias. Que minha letra saiba montar no cavalo das linhas. Que eu cuide das plantas da mão alisando a chuva. Que eu tenha menos vaidade. Que eu tenha mais realidade. Que eu invente mentiras convincentes para chegar às verdades. Que eu não tenha receio de ser ridículo. Que eu faça amizades falando do tempo. Que eu escreva nos livros o que os livros me escrevem. Que eu possa brincar mais sem contar as horas. Que eu possa amar mais sem contar as horas. Que eu aceite os conselhos da loucura. Que eu possa caminhar a esmo na respiração. Que eu durma fazendo sexo. Que eu me levante de bom humor. Que o governo seja competente para ser esquecido. Que eu não pergunte a uma mulher sua idade ou se está grávida. Que eu me lembre do nome de colegas da infância. Que eu me lembre dos finais dos filmes. Que eu lembre do início dos olhos. Que eu me lembre de ser feliz enquanto ainda estou vivo.

Fabrício Carpinejar

...

Em Tempo 1:
24/12/2005, 22:30,Tijuca
eu no trânsito, quando olho pro lado, vejo papai noel num honda civic vermelho, buzinando. Fiz o que toda pessoa sensata faria, xinguei: "Velho FDP, esse ano só ganhei um cinto e uma cueca!!!"


Em tempo 2: O texto acima são enxertos de um texto do meu poeta contemporâneo preferido, Fabricio Carpinejar. Vale a pena checar outros textos dele: www.carpinejar.blogger.com.br

Winamp: Why Worry - Dire Straits

Friday, December 23, 2005

Liberdade

Todo ano eu escrevo um post no blog sobre minhas impressões em relação à euforia natalina, e esse ano não vai ser diferente, então lá vai.

Eu sempre achei que ficasse mais triste no natal. Sempre olhei pro lado me sentindo deslocado, vendo todos felizes comprando presentes; aguardando ansiosos para ver "Milagre na rua 34" pela trigésima nona vez; Fazendo fila na porta da Sandpiper pra comprar um short hediondo para o marido da sobrinha do cunhado da irmã; Ganhar um desodorante ou água de colônia da Natura de uma tia velha e fazer cara de "puxa, como você adivinhou que o que você me deu ano passado havia misteriosamente desaparecido junto ao do ano retrasado?"
Enfim... nunca entendi pq eu era o único anormal que não fica ansioso por mais um natal e ano novo, até esse ano. Esse ano eu saquei tudo. Eu não fico mais triste no Natal e reveillon; São OS OUTROS que aparentam estar mais felizes. Na verdade, eu não fico mais triste, mas como os outros parecem mais felizes, comparativamente eu fico abaixo da média. Será?

Sou contra fórmulas instantâneas. Coisas como "Perca sua barriga em 2 semanas!", "Cresça o cabelo com 1 pomada!", "Trago o amor da sua vida em 15 dias!!" e "Seja Feliz por uma noite no Reveillon!!" nunca me convenceram.

O reveillon e o natal são pílulas de felicidade instantânea que você é obrigado a tomar, ou a sociedade enfia elas goela abaixo pra você. São bolhas de felicidade. Mas como as crianças bem sabem, toda bolha um dia estoura. No caso do reveillon, 24 horas depois quando a pessoa percebe que tudo continua como antes: Sim, você continua tendo que trabalhar o dia inteiro. Não, o amor da sua vida ainda não apareceu. Ah, e dá uma passadinha na praia, pq aparentemente Iemanjá mandou de volta aquelas flores que você deu pra ela e os garis estão recolhendo antes que os gringos percebam o quanto o carioca é porco, sujando as praias.

Eu queria apenas uma vez ser livre. Que a sociedade me deixasse em paz, ouvindo Dire Straits ao invés de Jingle Bells, vendo o DVD da Joss Stone ao invés do show do Roberto Carlos (inédito e emocionante, como todo ano). Eu queria não ter a obrigação de ser feliz. Eu queria a liberdade de escolha. Eu escolho ser feliz ou triste ou simplesmente não pensar nisso o ano inteiro, pq não posso também no feriado?

Claro, se você leu o que eu escrevi mas não ouviu o que eu disse vai pensar "nossa, que depressão!" - Mas não é, garanto. E se você me vir hoje vai sacar isso. É apenas uma revolta moral contra alguns dogmas da sociedade que me revoltam. A minha indignação não é me empanturrar de rabanada; é ter data marcada pra isso.
E se você ainda entender isso como tristeza, por favor amarre uma notinha de 2 reais nas suas flores pra iemanja... quem sabe ela não aceita suborno? E se não, pelo menos é uma gorjeta pro pobre Gari que vai ter que limpar sua porcalhada no dia seguinte...

No Winamp: Anna Begins - Counting Crows

Wednesday, December 14, 2005

Concretismo

Em homenagem aos 50 anos do surgimento do concretismo, movimento liderado pelos irmãos "Campos" (Augusto e Haroldo), 2 poemas de Augusto de Campos, Pra mim um dos maiores poetas do século e com certeza absoluta O maior tradutor brasileiro de todos os tempos, afinal, não é qualquer um que consegue traduzir Mallarmé e Maiakóvski e sair ileso...







No Winamp: Billy - James Blunt

Saturday, December 10, 2005

Curtas

Intelectuais
O que é pior: um intelectual ou um ignorante?
Um intelectual. Pelo menos o ignorante não se acha melhor do que todo mundo....

Amor
Quando você sabe que está apaixonado?
Se você precisa se perguntar, então provavelmente não está.

Amizade
Verdadeiro amigo é o que te consola ou o que te manda parar de viadagem e te chama pra beber?
O segundo. O verdadeiro amigo te fala a verdade, você goste ou não, e não deixa com que você se iluda. Às vezes se perder nos próprios sentimentos é muito fácil, e nada como um bom tapa na cara pra botar os pés de volta no chão.

Natal
O espírito natalino realmente existe?
Claro, mas ele tem um contrato de exclusividade com a associação dos shopping centers, então se você quiser ser apresentado a vossa excelência, é bom ir abrindo a carteira...

Tempo
Como você sabe que está ficando velho?
Quando o porteiro do seu prédio só te chama de "doutor" (essa última, experiência própria...)

Tocando no winamp: Fix You - Coldplay

Sunday, December 04, 2005

Família, família, cachorro, gato, galinha...

Devido à calvície dos meus pneus, que estavam mais carecas que o duda (definição do próprio), levei o carro para a oficina para colocar pneus novos. Contudo, quando o mecânico retirou os pneus vimos que as molas estavam totalmente frôxas e a suspensão arriada (cicatrizes de guerra do meu acampamento em Ibitipoca...), por isso, tive que trocar a porra toda. Tomei, caros leitores, como diria Didi Mocó, no fiofó!
Falando com meu pai contei o causo para ele, mas o coroa surtou e começou a dizer que eu havia sido roubado, enganado, sacaneado, estuprado e todos os outros "ado" que vocês possam pensar.
Pai: Vou ligar pra lá!
Eu: Pra quê?
Pai: Eu já deixei o carro lá e conheço os caras, vou falar com eles.
Eu: Olha lá o que vai diz... (tú tú tú tú... desligou na minha cara)

Alguns minutos depois...

Pai: Falei com eles.
Eu: E aí?
Pai: Eles me explicaram melhor qual era o problema, você não sabe nem explicar pô!
Eu: Ufa...
Pai: Mas você não pode fazer assim, sair trocando tudo, é caro, tem que pesquisar e blá blá blá... (Vou poupar vocês aqui do sermão da montanha. Sabem, meu pai diz que é português, mas eu sempre tive a suspeita de que na verdade ele é libanês, turco ou algo assim... Nunca vi ninguém gostar tanto de pechinchar!!)

Mais alguns minutos depois...

Mecânico: (nervoso) O que houve??
Eu: Por quê?
Mecânico: O seu pai ligou pra cá xingando todo mundo!
Eu: Como?
Mecânico: eu demorei uns 15min só pra descobrir quem ele era e por que eu tava sendo xingado!
Eu: Cuméquié?
Mecânico: Ele disse que você ia processar a gente!
Eu: Caralho!!
Mecânico: E disse que a gente ia levar calote pq você é estagiário e não tem dinheiro!
Eu: PQP!! Velho FDP!!

no fim do dia, passo na oficina...

Eu: Puxa, desculpa aí o meu pai, ele sofre de problemas mentais...
Mecânico: eu fiquei sem saber o que fazer... Ele ameaçou processar a gente!
Eu: Foi mal, é que ele esqueceu de tomar os medicamentos dele hoje... mas não se preocupe, ele já tá no porão acorrentado novamente...
Mecânico: (cara de espanto) Hein?

Conclusão: Ele assustou tanto os caras da oficina, que eles jogaram no Bicho com a placa do meu carro! E GANHARAM!!!
Tem coisas, que só Mastercard faz por você. Para todas as outras, existem os parentes...Aceitos de lojas de conveniência a oficinas mecânicas...

Nota mental 1: aprender a ficar calado.
Nota mental 2: Jogar no bicho com o número do DETRAN (ver post abaixo)...

Winamp: Photograph - Nickelback

Thursday, December 01, 2005

Carta ao Papai Noel

Querido papai noel,

neste natal, eu quero acreditar. Isso mesmo, quero acreditar que você existe. Quero voltar à aurora da infância, quando eu acreditava que existia um velhinho barbudo que trazia os presentes todo ano. Quando minha prima me levava a percorrer todo o prédio atrás de você (ô diacho de velho rápido! Nunca te alcançava!) enquanto meus pais colocavam os presentes debaixo da árvore.

Quero voltar a sentir aquele desapontamento quando meus pais me acordavam dizendo que você tinha acabado de passar por lá mas eu perdi porque dormi demais (Os pais são meio sádicos às vezes, não?), sentimento que virava euforia 2 segundos depois quando eu lembrava que se você havia passado então eu podia ter certeza de 1 coisa: PRESENTES!! Era tão boa essa época em que eu ainda podia ter certezas, que as desilusões viravam surpresas e os olhinhos brilhavam mais rápido do que a velocidade da luz (é, sou da teoria de que a luz, por algum motivo, é mais rápida nos olhos de uma criança) .

Quero acreditar que dar presentes não é uma obrigação com data marcada, mas sim uma demonstração material dos meus sentimentos. Acreditar que a meia-noite é uma data especial e aguardar impaciente olhando pro relógio esperando que ela chegue. Quero ver minha falecida bisavó vestida de bom velhinho para me agradar enquanto eu puxava a barba dela e dizia "Pô bisa, não imita o papai noel que ele não gosta!"

Quero fazer cara de nojo para as castanhas, andar pela casa com um martelinho oferecendo nozes para todos só pela diversão de destroçar as cascas (eu era um perigo...) e fazer pão na padaria do seu Pinto (ok, ok, seu velho barbudo assanhado, nada de piadas de duplo sentido!).

Quero ser feliz como criança, quando eu acreditava em você...
Hum... Pensando bem papai noel, MUITO OBRIGADO!!